Notícias

“Sempre surpreendente”, diz Roberto Giannetti sobre a economia brasileira

O BandNews TV transmite o Canal Livre às 20h, com a apresentação de Rodolfo Schneider e participação dos jornalistas Fernando Mitre, Juliana Rosa e Rodrigo Orengo

Da redação

O Canal Livre do próximo domingo (17) vai debater o atual cenário econômico do país e as perspectivas para 2024. O programa recebe o economista e empresário Roberto Giannetti da Fonseca, ex-secretário executivo da Câmara do Comércio Exterior e ex-diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP. 

Giannetti deu sua perspectiva sobre o crescimento do país em 2024, que deve ser menor que os 2,9%, no PIB. 

“A economia brasileira é sempre surpreendente. Nós economistas, sofremos sempre com essa essa imprecisão ou imprevisibilidade da economia brasileira, porque são tantas variáveis em jogo que, de fato, às vezes você avalia mal e não precifica mal. Qualquer economia para crescer precisa de 2 fatores principais: investimento e consumo. Esses são os drivers que puxam uma economia para frente. E no caso brasileiro, o investimento anda muito baixo e isso é que preocupa mais. O investimento na economia brasileira anda aí por volta de uns 14, 15% do PIB, que é uma formação baixa, de capital fixo. E isso atrapalha. Por outro lado, o consumo depende da renda das famílias. Aí a gente tem até tido uma surpresa razoável, que o consumo ainda está se mantendo no nível, apesar das taxas de juros mais altas. Então, eu acho que a economia brasileira carrega ainda essa inércia de crescer uns 2, 2,5% este ano, na minha opinião”, disse. 

Em 2024 o agronegócio, que puxou o PIB de 2023 para cima, deve ser um dos setores sem tanto crescimento. Isso por conta de fatores climáticos que não tem ajudado safra. 

“Mas o que está dificultando mais este ano é a queda do agronegócio por um problema climático. E também os preços das commodities caíram. Infelizmente, essa combinação perversa de queda de volume com queda de preços. Claro que isso vai resultar num fator de queda do PIB ou de redução do crescimento do PIB. Eu não sei exatamente quanto, mas em relação ao ano passado é substancial a queda no agronegócio que nós vamos assistir”, disse.

O BandNews TV transmite o Canal Livre às 20h, com a apresentação de Rodolfo Schneider e participação dos jornalistas Fernando Mitre, Juliana Rosa e Rodrigo Orengo. Depois do Apito Final, o programa é reexibido na TV aberta, na tela da Band.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais