Brasil Urgente

Conheça o supernavio da Marinha enviado ao RS que já pertenceu ao Reino Unido

Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, maior navio de guerra da América Latina, será usado em operações humanitárias no Rio Grande do Sul

Da redação

Com mais de 200 metros de comprimento e pertencente à Marinha do Brasil, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM Atlântico), que será usado em operação humanitária no Rio Grande do Sul, é o maior da América Latina. A estrutura pertencia às tropas do Reino Unido e foi adquirida pelo governo brasileiro em 2018.

No final da tarde desta quarta-feira (8), o navio deixou o Rio de Janeiro com destino ao Rio Grande do Sul. O objetivo é ajudar no resgate dos ilhados e no transporte de suprimentos. O NAM Atlântico ainda levará oito embarcações de médio e pequeno porte e duas estações móveis para tratamento de água.

O NAM é um porta-helicópteros, com uma pista que comporta a operação de até sete aeronaves ao mesmo tempo, e tem capacidade para 1,1 mil tripulantes. Além do caráter de guerra, um dos propósitos do supernavio é justamente o caráter humanitário, no auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e em operações de manutenção de paz.

O navio foi construído em meados dos anos de 1990 pela Kvaerner Govan e pela VSEL em Barrow-in-Furness. O histórico da embarcação conta com operações navais em apoio a ações humanitárias no Kosovo, na América Central e Ásia, além de ações na Guerra do Iraque.

Tópicos relacionados