Esportes

Madonna homenageia ex-atacante do Inter e Atlético-MG vítima da Aids

Gerson foi lembrado no momento do show em que cantora lembrou de personalidades que perderam a luta contra o HIV

da redação

Gerson é a primeira figura no canto inferior esquerdo
Gerson é a primeira figura no canto inferior esquerdo
Reprodução: Globoplay

Visitando o Brasil para encerrar a tour “The Celebration” neste sábado (5), na praia de Copacabana, Madonna prestou homenagens no telão para diversas personalidades que perderam a luta contra o HIV. 

Na parte final do show, uma das figuras mencionadas e lembradas pela cantora pop foi do ex-jogador Gérson da Silva, famoso centroavante do futebol brasileiro que marcou época no Internacional e Atlético-MG durante as décadas de 1980 e 1990.

Ao lado do ex-jogador, outros rostos como os dos cantores Freddie Mercury e dos brasileiros Renato Russo e Cazuza também apareceram.

Segundo dirigentes do Colorado, a doença seria descoberta por Gérson em 1992. Em setembro de 1994, dois anos mais tarde e já com o sistema imunológico debilitado, o jogador faleceu vítima de toxoplasmose aos 29 anos de idade, sem conhecer sua terceira filha que nasceu três dias após sua morte.

Amizade com Neto

Em uma época marcada pelo preconceito ainda mais aflorado e a doença com um impacto ainda mais devastador, houve quem se destacasse em defesa de Gérson: o então jogador Neto, hoje apresentador da Band.

Companheiro do atacante durante a passagem por Guarani e seleção brasileira de base, Neto abraçou Gérson em momento de duro massacre por todos os lados, imprensa, torcida e sociedade. 

Em encontro pelo Campeonato Brasileiro de 1992, Neto e Gérson puxaram a fila capitaneando Corinthians e Internacional ao gramado do Pacaembu. Em caloroso abraço no círculo central na disputa por bola ou campo, o camisa dez corinthiano demonstrou que só existia amor ao centroavante do Inter.

Com jogo terminando empatado por 1 a 1, a grande mensagem foi passada na atitude de Neto ao lidar com Gérson. Foi no trato entre os jogadores que os comentários preconceituosos sobre uma possível transmissão da doença foram rebatidos e lembrados naquela tarde.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais