Notícias

Obras na Rodovia Presidente Dutra devem ser entregues até 2029

A expectativa é a de que a iniciativa gere cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos

Por Bruna Navarro

O trânsito é uma das grandes reclamações sobre o trecho da estrada
O trânsito é uma das grandes reclamações sobre o trecho da estrada
Reprodução/Street View

As obras na Rodovia Presidente Dutra, realizadas pela CCR RioSP, devem ser entregues até fevereiro de 2029. No pacote das intervenções está a ampliação da Serra das Araras, que vai passar a contar com quatro faixas por sentido, além do acostamento e também uma faixa de segurança.

O trânsito é uma das grandes reclamações sobre o trecho da estrada, que é de um projeto da década de 1940.  

Hoje, cerca de 390 mil veículos circulam pelos dois sentidos mensalmente. 36% são veículos de carga, que transportam mais da metade do Produto Interno Bruto do país.

Em entrevista à BandNews FM, o gerente de obras da CCR RioSP, Virgilius Morais, explicou que com a Nova Serra, a velocidade da via aumentar e, com isso, o trânsito vai fluir melhor.

Hoje, na descida, a velocidade normativa é 40 km/hora e a subida 60 km/hora. A nova obra, a nova serra, terá capacidade normativa de 80 km/hora, tanto na subida como na descida. Então, além desse conforto, dessa segurança, você melhora a fluidez do trânsito.

Durante a entrevista, o engenheiro de obras Virgilius Morais também explicou que as intervenções acontecerão apenas na atual pista de subida, que passará a ter também a pista de descida. Ele explica que a atual pista de descida da Serra das Araras ficará como uma pista alternativa, para casos de acidentes  

As nossas intervenções, as obras, elas acontecerão, vamos chamar assim, só do lado da pista de subida. Não teremos intervenção na pista de descida. Nesse lado da pista de subida, serão construídas tanto a pista de descida quanto de subida. Essa nova obra, essa nova serra, ela vai trazer um traçado mais confortável.

As obras devem priorizar a mão de obra local. A expectativa é a de que a iniciativa gere cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos.  

A concessionária que administra a via renovou a concessão em 2022 e será responsável por ela por mais trinta anos.

Tópicos relacionados