Notícias

Rio Caí: Defesa Civil do RS orienta população para deixar áreas de risco

Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu “orientação expressa” para os moradores de São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz

Da Redação

Temporais causam enchentes em Muçum, no Rio Grande do Sul
Temporais causam enchentes em Muçum, no Rio Grande do Sul
Reprodução/Bruno Zilio

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta no início da tarde desta quinta-feira (2) sobre a condição do Rio Caí, que recebeu expressivos volumes em razão das fortes chuvas dos últimos dias no estado e está ultrapassando extraordinariamente sua cota de inundação. 

A orientação do órgão estadual é para que os moradores da região do rio deixem as áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outros locais de segurança para permanecer durante o alto nível do Rio Caí. 

“É orientação expressa que os moradores de áreas próximas ao Rio nos municípios de São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Caí”, declarou a Defesa Civil gaúcha. 

Segundo o órgão, as pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil do município onde reside sobre abrigos públicos, que foram disponibilizados pelas prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança. 

Evacuação do Vale do Taquari

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orientou que moradores do Vale do Taquari deixem a região e procurem abrigo. A medida foi tomada devido às fortes chuvas que estão elevando o nível do rio Taquari.

“É orientação expressa que os moradores dos municípios de: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”, disse a nota da Defesa Civil.

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana deixaram pelo menos 13 mortos e 21 desaparecidos, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã desta quinta-feira (2). 

Segundo a Defesa Civil gaúcha, as mortes foram registradas nas cidades de:Encantado (1), Itaara (1), Pantano Grande (1), Paverama (2), Salvador do Sul (2), Santa Cruz do Sul (1), Santa Maria (3), São João do Polêsine (1) e Segredo (1). 

No segundo semestre do ano passado, enchentes provocadas por fortes chuvas fizeram transbordar o Rio Taquari, em uma das piores cheias em décadas, e deixaram um rastro de destruição, perdas materiais e cerca de 50 mortes.

Segundo o órgão, o Rio Taquari – que já bateu recorde superando 30 metros de cheia pela primeira vez na histórica, segundo medição do Serviço Geológico do Brasil – deve continuar subindo.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais